About

sábado, 16 de março de 2013


Os gatos foram domesticados pela primeira vez no Egito a mais de 5000 anos atrás (os gatos eram reverenciados pelos antigos egípcios por serem caçadores e adorados como deuses e deusas), e logo se espalharam para a Ásia, Europa e para o resto do mundo. O gato doméstico, é um descendente do gato selvagem africano. É colocado no gênero Felis (que representa a linhagem do gato doméstico) o segundo mais antigo ramo da árvore genealógica dos felinos. Hoje eles vivem em todos os continentes, exceto na Antártida e evoluíram em mais de 100 raças distintas.
Os gatos sempre foram uma fonte de fascínio para a humanidade ao longo da história. Hoje, os gatos tornaram-se um dos animais de estimação mais populares do mundo perfeitamente adaptados ao estilo de vida dos nossos dias. Eles são bonitos, enigmáticos, divertidos, são fáceis de cuidar e são ótimos animais de estimação.
Estes animais possuem em média 30 centímetro de altura, 55 de comprimento e entre 3 à 7 kilos (quando adultos) isto irá variar conforme a raça. São flexíveis, possuem patas almofadadas e unhas retráteis. Além disso possuem a visão e a audição bem apurados.
Os gatos são incríveis como animais de estimação, eles tem muito a nos oferecer. Acredita-se que os gatos foram domesticados para ajudar a proteger as culturas agrícolas de camundongos e outros roedores. Eles ainda são um dos animais de estimação mais populares nos dias hoje, não mais por suas habilidades de caça, mas sim por uma variedade de outras razões.
Os gatos vivem bem em pequenas casas ou apartamentos, eles não precisam de um grande espaço.
É fácil de cuidar de um gato, ao contrário dos cães, os gatos não necessitam de passeios (embora alguns donos andam com seus gatos em coleiras). O cuidado é mínimo, limpar regularmente a caixa de areia, alimentar duas vezes por dia, cuidar de sua higiene como, por exemplo, escovar os pêlos  (em gatos de pêlo curto isto não é tão necessário), levar ao veterinário para aplicação das vacinas e consultas conforme necessário.
Os gatos podem trazer benefícios à saúde. Os proprietários de gatos tem demonstrado redução dos níveis de stress, depressão e pressão arterial. Quem possui gato tem mostrado uma melhora da função imune, podendo ajudar a reduzir as chances de alergias e asma em crianças.
Além disso, eles oferecem companheirismo e amor incondicional. Estão sempre lá te esperando quando você volta do trabalho, aconchegam-se no sofá para assistir um programa de TV junto de você, gostam de dormir ao seu lado e adoram distribuir carinhos.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Gênero: Felis
Espécie: Felis silvestris catus

De: Cats4Fun

0 comentários:

Postar um comentário