About

terça-feira, 9 de julho de 2013

Hoje, dia 09 de julho, é o dia da independência argentina, entenda um pouco da história do país dos nossos hermanos.

A região argentina era habitada por querandis, quíchuas, charruas e guaranis, até a chegada dos conquistadores espanhóis em 1516, liderados por Juan Díaz de Solís. 


Sua independência só foi conquistada em 1816, após a revolução que derrubou o vice-rei espanhol, em 1810. Proclama sua primeira Constituição em 1853, a qual ainda é vigente com pequenas modificações ocorridas em 1994. 

A metade do século XIX foi marcada por conflitos internos entre liberais civis e conservadores militares, destacando-se o inicio do movimento peronista ao final da Segunda Guerra Mundial. 

Entre 1955 e 1983, houve uma alternância muito grande no poder com inúmeros presidentes militares e civis, com golpes frequentes e instalação de ditaduras violentas.

Desde então a democracia argentina vem seguida de enorme desordem econômica, que alcançou seu extremo durante a presidência de Fernando de la Rúa com uma recessão sem precedentes no país. Hoje a Argentina apresenta um elevado crescimento econômico e já retomou ao patamar anterior à última moratória. 

Por Eliene Percília 
Equipe Brasil Escola.com

0 comentários:

Postar um comentário