About

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Instituto Smithsoniano anuncia descoberta do olinguito, primeiro mamífero carnívoro catalogado na América em 35 anos.


Meio que por acidente, um estudo sobre família de animais carnívoros revelou a existência de uma nova espécie, cuja aparência é descrita como uma "mistura de gato doméstico com urso de peluche". 

A descoberta é o primeiro registo, em 35 anos, de um novo carnívoro no mundo ocidental, destaca artigo publicado nessa quinta no periódico Zookeys, um dos mais importantes de taxonomia do mundo.

Batizado de Olinguito (Bassaricyon neblina), o animal foi descoberto a partir de investigação feita ao longo de dez anos no acervo de diversos museus de história natural sobre a família dos olingos, um clã composto por diversas espécies de animais de hábitos carnívoros e habitantes da copa de árvores.

O intuito original do estudo era mapear as espécies de olingos existentes e ver sua distribuição pelo mundo, mas a equipe foi surpreendida pela descoberta do novo animal, anteriormente registrado por engano como pertencente a outra espécie.

A princípio a comparação de registros de diferentes animais da família dos olingos rendeu pistas da existência do Olinguito, cujos dentes e crânio diferiam das outras espécies catalogadas. Posteriormente, exames de DNA comprovaram a suspeita e a existência do animal foi finalmente comprovada e documentada em expedição nas florestas da América Latina.



0 comentários:

Postar um comentário