About

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Em 24 de abril de 1990, a NASA (Agência Espacial Americana) enviou o telescópio Hubble para o espaço. Desde então, o aparelho está em órbita, há cerca de 600 quilômetros de distância da superfície da Terra, e se tornou um grande parceiro dos cientistas nas pesquisas astronômica.

O Hubble conta com uma lente poderosa e um tubo que tem um espelho no interior. A luz dos astros bate no espelho e é refletida por outro espelho, que envia a luz para o foco do telescópio, onde ficam vários aparelhos, como câmeras e computadores. Depois, os dados obtidos são enviados para a Terra com a ajuda de satélites.

Além de contar com equipamentos de alta tecnologia, ele é capaz de “enxergar” melhor do que os telescópios que funcionam a partir da Terra porque os gases da atmosfera terrestre distorcem a luz que vem dos astros e dificultam a observação.

De seu posto avançado no espaço, o Hubble já enviou milhares de imagens que foram analisadas por pesquisadores e revelaram coisas muito legais, como berçários de estrelas e fotos detalhadas da superfície de Marte. Foi também com a ajuda de informações coletadas por esse telescópio que os astrônomos conseguiram descobrir, com mais precisão, a idade aproximada do Universo: cerca de 13,7 bilhões de anos.

Túnel do tempo

O telescópio foi descoberto por acaso. Em 1608, um fabricante de lentes holandês, chamado Hans Lippershey, olhou por duas lentes ao mesmo tempo pela janela, na direção da torre de uma igreja. Ao perceber que a imagem havia se aproximado, ele se espantou e chamou seu mestre, que teve a ideia de montar as lentes num tubo.

Assim nasceu o primeiro telescópio. A notícia da invenção se espalhou e muitas pessoas começaram a fabricar instrumentos parecidos, mas no começo ninguém pensou em usá-los para estudar o céu. Até que, em 1609, Galileu Galilei soube da existência do objeto, o aperfeiçoou e começou a fazer observações mais detalhadas do céu.

Números do Hubble

Comprimento: 13,3 metros (mais ou menos o tamanho de um ônibus).
Diâmetro: 4,3 metros.
Largura: 12 metros.
Peso: 12 toneladas (o mesmo que dois elefantes).
Alimentação: funciona com energia solar, captada por dois imensos painéis.
Velocidade: leva 97 minutos para dar uma volta ao redor da Terra.
Você sabia que...

O nome desse telescópio da Nasa é uma homenagem ao astrônomo americano Edwin Hubble que, em 1923, provou que havia objetos fora de nossa galáxia?
Algumas missões já foram enviadas até o Hubble para fazer consertos? Ele deve funcionar por mais alguns anos, mas entre 2013 e 2014 uma nova geração de telescópios espaciais mais poderosos vai entrar em ação.
Existem outros telescópios no espaço? Um deles se chama Kepler e já fez descobertas sobre planetas fora do Sistema Solar.

CONSULTORIA: Alexandre Cherman (astrônomo da Fundação Planetário/RJ), Anderson Caproni (professor do Núcleo de Astrofísica Teóricada UnicSul), Antonio M. Magalhães (professor do Departamento de Astronomia da USP) e Sandro Fernandes (professor do o Instituto Tecnológico de Aeronáutica).



0 comentários:

Postar um comentário