Baleia branca emite sons que se parecem com a voz humana!
Texto: Débora Zanelato
Descoberta foi confirmada há pouco tempo; belugas que imitam humanos costumam conviver com eles.
É muito doido, mas algumas belugas (ou baleias-brancas) que convivem com humanos imitam a nossa voz! A descoberta foi confirmada há pouco tempo, nos Estados Unidos, baseada na história de Noc, uma baleia que, em 1984, emitiu um som parecido com “saia” para uma pesquisadora que estava dentro do tanque em que ela vivia.
Brincalhona
Parece que elas gostam mesmo dos seres humanos – muitas vezes até nadam ao lado de embarcações! Também adoram festa: fazem brincadeiras com madeiras e plantas que encontram na água, e curtem soltar bolhas de ar, como se brincassem com bolhas de sabão!
Em perigo!
Bastante dócil, ela está perto de ser considerada um animal ameaçado de extinção – culpa de uma intensa caça humana! Os predadores naturais da beluga são os ursos-polares e as orcas.
Marcha à ré
O animal não é veloz na natação. Mesmo assim, ao contrário de muitos seres aquáticos, é capaz de nadar para trás! Para intimidar os predadores, as belugas ficam em grupos: cerca de dez delas formam um bando.
Cor que protege
As belugas moram em uma região polar (entre países como Rússia e Canadá, por exemplo). A cor branca as ajuda a se camuflar no gelo, escondendo-as de predadores.
Dá um sorriso!
Elas têm cerca de 20 dentes, espaçados ente si, úteis para rasgar alimentos – esses bichos engolem as presas quase inteiras!
Boa de rango
No cardápio da beluga entram diversos peixes, lulas, polvos e crustáceos. Hum!
Recordista em audição
E o título de melhor audição entre os animais é dela! Uma beluga escuta até 6 vezes mais do que os humanos.
Tamanho: até 5 metros de comprimento
Peso: até 1,5 tonelada
Idade: até 30 anos
Onde vive: Círculo Polar Ártico
Você sabia que a baleia-branca não é baleia? Ela faz parte do grupo dos cetáceos, que reúne golfinhos, botos e orcas.
Assista ao vídeo da beluga Noc "falando" como um humano:
Consultoria: Guilherme Domenichelli (biólogo e autor dos livros Girafa tem Torcicolo? e Mistério na Floresta Amazônica, ed. Panda Books).