About

terça-feira, 16 de julho de 2013

Condecoração instituída em junho de 1935 para honrar diplomaticamente os estrangeiros que tivessem trabalhado positivamente em favor dos objetivos germânicos. Até dezembro de 1943 eram seis as classes e depois passaram a nove, podendo ser em forma de grã-cruz, cruz ou medalha além de versões com ou sem espadas, para diferenciar civis de militares. Desta forma temos, por ordem decrescente de importância:

. Grã Cruz da Ordem da Águia Alemã em Ouro e Diamantes
. Grã Cruz da Ordem da Águia Alemã em Ouro
. Ordem da Águia Alemã 1ª Classe
. Ordem da Águia Alemã 2ª Classe
. Ordem da àguia Alemã 3ª Classe
. Ordem da Águia Alemã 4ª Classe
. Ordem da Águia Alemã 5ª Classe
. Medalha ao Mérito da Ordem da Águia Alemã em prata
. Medalha ao Mérito da Ordem da Águia Alemã em bronze 

Seu modo de uso era distinto segundo o modelo da condecoração: se fosse uma classe em forma de grã-cruz ou cruz sem fita, deveria ser usada ao peito, se fosse em forma de cruz com fita comprida e solta (na cor vermelho e bordas em listas finas p&b), deveria ser usada ao redor do pescoço e, por fim, se fosse em forma de cruz ou medalha com fita idêntica para ambas (vide foto à direita), poderia ser usada na barra de fitas de medalhas ou presa ao uniforme. Como era destinada aos estrangeiros seu modo de uso não era rigoroso ficando ao gosto do próprio condecorado, embora, na prática, a regra acima tenha prevalecido.

O número de recebedores desta honraria é desconhecido, contudo se conhece o nome de oito personalidades estrangeiras (aliados do Eixo) que tenham sido agraciados com a classe mais alta (Grã Cruz em Ouro) ficando com o ditador italiano Benito Mussolini a honra de ter recebido o único grau da Grã Cruz em Ouro e Diamantes em sua visita à Alemanha em setembro de 1937.

É conhecido também o nome de dois políticos alemães (Ministro das Relações Externas) que excepcionalmente a receberam.

0 comentários:

Postar um comentário