Esta postagem é uma tradução do texto original, em inglês, da convidada Tina Antony
Aprender um novo idioma pode ser gratificante, tanto por razões pessoais quanto profissionais. Pode ajudar em viagens e abrir a portas para novos negócios e oportunidades de emprego. Estudos têm mostrado que aprender uma nova língua pode aumentar o poder do cérebro e é uma maneira das pessoas manterem suas mentes afiadas. Isso pode ajudar na prevenção de doenças mentais, como Alzheimer. Com todas as vantagens associadas ao aprendizado de um novo idioma, muitas pessoas começaram a procurar formas de facilitar o processo de aprendizagem sem comprometer a qualidade do resultado final. Aqui nós falaremos sobre algumas dicas simples que podem ajudá-lo a aprender um idioma e falar fluentemente.
Escolha o que você ama
A maneira mais fácil de fazer com que um idioma seja mais fácil de aprender é selecionar o que você acha que vai gostar. Não importa o quão “fácil” você acha que vai ser de aprender, qualquer idioma terá seus desafios e escolher o que você gosta de ouvir, ou o que você sente uma conexão, vai ajudar você a enfrentar esses desafios com mais facilidade do que um que você não gosta.Comece com o Básico
Não importa o idioma que você escolher, não tente andar antes de poder correr. Comece simplesmente a aprender como uma criança: aprenda o alfabeto! Para alguns idiomas, esta parte será muito fácil, enquanto outros, como o russo, será mais difícil. Ao aprender o alfabeto básico, você vai começar a treinar o seu cérebro para reconhecer a letra, como os sons que cada letra faz. Isso ajudará você a aprender a escrever, ler e falar o idioma.Imersão!
Os alunos muitas vezes acham que a imersão na língua, o máximo possível, pode ajudar a incentivar a aprendizagem e também serve como motivação, especialmente no começo. Alguns grandes exemplos de formas de se rodear de uma determinada cultura são assistindo a filmes no idioma (basta ativar as legendas!), ouvir música local, ouvir podcasts e ler jornais, revistas ou quadrinhos. Muitos livros também oferecem traduções em outras línguas, como a tradução do inglês para o russo, com a ajuda de vocabulário no final de cada capítulo. Estes podem ajudar na aprendizagem da leitura e a reconhecer palavras e frases. Não importa se você não entender tudo de primeira. Ser capaz de inferir significado e ser capaz de ouvir a língua falada pelos nativos verdadeiros ajudará você a desenvolver suas próprias habilidades linguísticas.Envolva os seus sentidos
Parte de uma imersão na cultura, bem como expor-se à língua, deve ser a inclusão de todos os seus sentidos. Se possível, cozinhe pratos nativos, continue ouvindo a música local e também use diferentes métodos de aprendizagem, tais como flashcards, repetição de frases e ouça falantes nativos. Isso vai ajudar a filtrar a informação relacionada à própria língua e conhecimento do sotaque e culturas nas diferentes áreas do cérebro.Entre de Cabeça!
Assim que você tiver passado uma média de seis meses se imergindo na cultura, aprendendo o básico, como letras, frases simples e praticando repetindo frases que ouvir na TV nativa ou em músicas, comece a falar! Muitas vezes, os falantes nativos podem ser encontrados através de grupos locais, listas de turismo ou através de escolas e universidades locais. Encontre um nativo e comece a falar com ele usando apenas o novo idioma. Você pode se sentir desajeitado no início, mas pode ter certeza de que é normal e falando com um nativo você será capaz de obter feedback imediato e ajuda sobre como pronunciar corretamente as palavras ou o uso culturalmente aceitável de certas frases. Este entendimento completo de uma língua pode ajudar quando se trata de algumas oportunidades de emprego, como o de tradutor de inglês para russo.Aprender um novo idioma pode ajudar a melhorar a vida de uma pessoa, não só fazendo dela uma candidata mais atraente para as oportunidades de emprego, mas também como o idioma a incentiva a aprender mais sobre uma cultura diferente. Isso pode trazer uma nova visão do mundo como um todo e quanto mais uma pessoa sabe sobre uma determinada cultura, mais sentido o seu idioma vai fazer.